Esses dias eu e o Rafa discutimos por causa do Uruguai. Ele dizendo que era um ótimo país para se morar. Eu dizendo que não. Tenho de dar o braço a torcer: o Uruguai tem, realmente, mais que cerveja e queijo.
República Oriental do Uruguai
Fonte: Wikipedia
- Com uma renda
per capita anual de US$ 7.090, o Uruguai ostenta uma das maiores rendas
per capita e uma das menores taxas de pobreza da América Latina, aliando a isso um índice de analfabetismo dos mais baixos da região.
- Com uma população de 3,3 milhões, o país é pioneiro na América do Sul na adoção de políticas sociais e foi o primeiro da região a criar um sistema de previdência. Além de seu elevado índice de desenvolvimento humano frente aos demais países do continente, o Uruguai também é um modelo no setor de assistência aos idosos, que formam parte significativa da população.
- No final do século XIX o país havia completado sua organização e durante a etapa batllista consolidou sua democracia e alcançou altos níveis de bem-estar, comparados aos europeus. Devido a isso, o Uruguai começou a ser conhecido internacionalmente como "A Suíça da América".
- Uruguai foi o primeiro país a estabelecer por lei o direito ao divórcio, em 1907, e um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito das mulheres a votar.
- A economia do Uruguai é caracterizada por um setor agrícola orientado para a exportação, com uma força de trabalho bem educada, com altos níveis de investimentos sociais.
Ainda assim, não quero morar lá.