quinta-feira, julho 28, 2005

Olhando além

Andar pelas ruas de Porto Alegre pode ser interessante. Vagar por aí, olhando desconhecidos e tentando pensar como devem ser suas vidas. Desde que me mudei pra cá, me tornei uma pessoa mais, digamos, observadora.
Hoje, por exemplo, ao atravessar uma daquelas pontezinhas que têm sobre o Dilúvio, vi uma mulher batendo em uma criança que estava segurando com força a grade, dizendo que queria pular. Uma suicida de seis anos. A mulher disse "tu não sabe nadar, guria". E a menina olhou pra ela, assentiu com a cabeça. "Não sei mesmo", e seguiu caminhando. A mulher tinha um rosto sofrido.
Assim como uma outra, que vi na parada de ônibus, há uns três meses, também tinha o rosto sofrido. Ela estava, cercada de umas quatro crianças e brincava com um bebê, que trazia no colo. Ao se dirigir a uma das filhas, bem novinha, acho que uns quatro anos, no máximo, disse assim: "faz alguma coisa pela vida, fulana". "Faz alguma coisa pela vida"? O que é isso? Ela que fizesse "algo pela vida". Uma ligação de trompas, quem sabe? Contraditório, eu sei.
Olhar as pessoas e tentar ver seus passados. Seus erros, suas falhas. Criar histórias.
Aquele homem com cara de bonzinho pode ser um pedófilo. Isso. Ontem mesmo ele abusou do filho pequeno e, hoje, tava olhando estranho pro filho da vizinha. Aquela mulher com roupas vulgares pode ser uma ex-prostituta, com quem um imbecil qualquer resolveu casar, mas que trai ele só por prazer. Aquele cara bonito que olha faminto pra qualquer decote pode ser, na verdade, um gay que ainda não se assumiu e está lutando veementemente contra seus impulsos homossexuais.
Quebro a cabeça tentando imaginar histórias interessantes por trás de pessoas totalmente desinteressantes. Nem todo mundo é o que parece. Eu mesma, não sou uma Poliana.

3 comentários:

Anônimo disse...

uhhhh
q post garota!
muito bom!

Anônimo disse...

Poliana, Martha Medeiros, meio-verde, Agente Lindinha... são vários os conceitos que as pessoas fazem de ti, ehehehehe. E de todo mundo. É impossível controlar as cabeças das pessoas... para alguns, teu lado Poliana é mais visível, para outros, o Martha Medeiros... ahahahhahaah. Brincadeirinha. Muito legal o post. (viu, Martha.)

Anônimo disse...

pois é amada, as aparências enganam mas é impossível tentar não julgar por meio delas!
bjão Fly